Centro POP

 

O que é o Centro POP?

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) é uma unidade de referência, prevista no Decreto Federal de n.º 7.053 de 23 de dezembro de 2009 e na Tipificação Nacional de Serviço Socioassistenciais, para a população em situação de rua.

 

Qual é o público do Centro POP?

Os atendimentos realizados no equipamento estão voltados para a população que se utilizam das ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

 

Quais serviços oferta?

O Centro POP deverá ofertar obrigatoriamente o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, podendo ainda ofertar o Serviço Especializado em Abordagem Social.

 

O que é o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua?

É um serviço de atendimento e atividades para desenvolver sociabilidades e fortalecer vínculos interpessoais e/ou familiares, contribuindo na construção de novos projetos de vida. Compreende a análise de demandas, orientações e o encaminhamento a outros serviços da rede socioassistencial, fortalecendo a autonomia, a inserção social e a proteção diante de situações de violência. Promove ainda acesso a espaços para guarda de pertences, higiene pessoal e alimentação – além de auxiliar na obtenção de documentação civil –, além de proporcionar endereço institucional para referência dos usuários.

 

O que é o Serviço Especializado em Busca Ativa?

É um serviço continuado cuja finalidade é assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa, identificando, dentre outros, pessoas em situação de rua. Busca a resolução de necessidades imediatas e a inserção na rede socioassistencial, no intuito de garantir os direitos dessa população.

 

 

Quais municípios alagoanos contam com unidades do Centro POP?

Atualmente, Alagoas conta com 5 unidades de Centro POP: 1 (uma) no município de Arapiraca; 1 (uma) em Palmeira dos Índios; e 3 (três) em Maceió.

 

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu